Na campanha de 2020, Alceu Grapeggia foi um dos grandes articuladores para a eleição inclusive financiando a campanha do prefeito eleito Vander Massom.
Tanta dedicação lhe rendeu uma nomeação para o cargo de diretor do SAMAE, mesmo sem ter nível superior qualificação necessária para ocupar o cargo a certeza era tão grande que Alceu, foi a mídia concedeu entrevistas e estava trabalhando como se diretor fosse inclusive usando a HILUX que foi de Wesley Lopes Torres quando foi diretor do SAMAE.
Após consulta ao jurídico da prefeitura se verificou a necessidade de alteração da lei para que Alceu pudesse assumir.
Condenado pela justiça por crimes de corrupção na gestão de Jaime Muraro, não se fez de rogado e achando que o cargo seria dele por direito deu inicio em sua nova saga de lambanças.
Alceu que já é um velho conhecido da justiça, juntamente com Vander Massom traçaram uma estratégia para empossar a qualquer custo e tentaram modificar a lei para beneficiar Alceu.
No meio do caminho entre uma possível redenção ou chafurdar no total descredito com a sociedade Alceu Grapeggia foi flagrado andando na HILUX do SAMAE sem ter ligação alguma de fato com a autarquia sendo denunciado no Ministério Público.
Com esta manobra arriscada de tentar a todo custo colocar Alceu Grapeggia no SAMAE, Vander Massom amargou a primeira derrota pois os vereadores temendo a repercussão negativa do caso decidiram por não retroceder e colocar os seus pescoços na guilhotina junto com um condenado pela justiça por corrupção.
Os vereadores não quiseram atrelar seus nomes a uma pessoa que já tem uma ficha corrida na justiça e de forma acertada rejeitaram a proposta de alteração da lei para empossar Alceu Grapeggia no cargo.
Não satisfeito com a decisão da câmara de vereadores e do clamor popular o prefeito Vander Massom ordenou que tudo continuasse como estava, e nomeou Alceu para o cargo de assessor na prefeitura para atuar de fato como diretor do SAMAE mesmo sem a qualificação técnica o que pegou muito mal até entre apoiadores de Massom.
No dia 11 de março foi a gota d´agua em sua estadia como assessor ou diretor de fato do SAMAE, duas granadas implodiram no gabinete do prefeito Vander Massom, a primeira foi uma notificação do Ministério Público em que solicita que Alceu Grapeggia, condenado por atos de corrupção no governo Jaime Muraro no antigo DAE atual SAMAE não se aproxime, não de ordens e também não utilize veículos da autarquia o que deixou o prefeito Vander Massom irritadíssimo.
Tiririca da vida, pessoas proximas dizem que o atual prefeito deu o maior siricutico na prefeitura, ou ele aprendeu com o antigo prefeito Fabio ou a energia pesada que ronda o gabinete do prefeito faz o tico e teco entrar em curto circuito.
Mas como desgraça pouca é bobagem no mesmo dia estourou mais um escândalo envolvendo o nome de Alceu Grapeggia e Vander Massom, no episodio conhecido como (ÁGUA NO PUTEIRO) em que ele está sendo acusado de ordenar que um veiculo do SAMAE se dirigisse a um prostibulo da cidade para encher a piscina o que causou uma extrema revolta na população.
Não deu para segurar, e Alceu como um bom mallandro concedeu uma entrevista para o repórter salsichinha, se fazendo de vitima das circunstancias e pediu penico.
Nestes 71 dias em que Alceu Grapeggia em que retornou a administração pública ele percebeu que os tempos mudaram e que as malandragens de outrora não passam desapercebidas como em tempos de outrora.
No final do dia 11 de março Alceu decidiu abandonar o barco de vez pois percebeu que o desgaste causado pela sua presença na administração pública mais atrapalha do que ajuda.
Já vai tarde, e que nunca mais retorne.